top of page
MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM EIXOS PNEUMÁTICOS :
FAZER OU NÂO FAZER ?

Os fabricantes e convertedores de materiais flexíveis ( papel, filmes plásticos , embalagem, etc... )  buscam sempre mais reduzir seus custos . Para o sucesso dessa prática, é imprescindível que se tenha um bom planejamento das suas máquinas e equipamentos para que tenham o menor tempo possível de máquina parada. A manutenção preventiva é uma ótima forma de otimizar tempo e reduzir desperdícios em todo o processo.

DSC_0036.JPG

Apesar de ser uma prática comum em boa parte das empresas, a manutenção preventiva em eixos pneumáticos não é tão comum assim. Eixos pneumáticos normalmente são tratados com manutenções corretivas, e na maioria dos casos, de forma repentina e emergencial.

 

Embora um eixo pneumático seja um equipamento que represente uma pequena fração do valor total da máquina, ele é um dos ítens  primordiais para manter o pleno funcionamento da máquina. Tratar os eixos pneumáticos com manutenções adequadas e peças de ótima qualidade evitam imprevistos indesejados que geram perdas de produtividade.

A princípio, a manutenção de forma preventiva pode parecer mais caro, porém os ganhos e benefícios a médio e longo prazo mostram-se ótimos. É mais barato trocar as peças de desgaste em manutenções programadas do que aguardar que se quebrem e desgastem  e tenham que ser trocadas de forma inesperada, parando a máquina.

 

A PRONATEC tem trabalhado com seus clientes em processos adequados de manutenção e a importância de uma programação de forma que se tenha pleno controle das incidências e reincidências de manutenções nos eixos pneumáticos. Controlar a  durabilidade das peças trocadas e a reincidência de manutenção tem demonstrado resultados positivos para determinar ações que podem chegar até mesmo ao descarte de determinado eixo, pois pode se tornar mais caro as manutenções do que a compra de um novo.

DSC_0049.jpg

Algumas empresas controlam suas OS ( Ordem de Serviços ) em um sistema direcionado a este fim, outras, preferem formas manuais como cadernos ou banco de dados via planilhas em programas específicos. Não importa a forma de controle, o importante é controlar as ocorrências de manutenções de cada eixo existente em fábrica. Somente desta forma os Gestores de Manutenção terão informações para determinar as melhores ações.

 

Temos relatos de clientes que quando iniciaram o processo de controle das ocorrências de manutenção nos eixos de forma individual, puderam notar que haviam eixos que retornavam para manutenção de 3 a 4 vezes por mês. No caso de vazamentos , por exemplo, esta incidência se dava porque os mecânicos realizavam somente manutenções paliativas trocando somente o item que gerou o vazamento e não o conjunto pneumático completo que já se encontrava desgastado e no final de sua vida útil. Como não havia o controle do tempo de uso, não sabiam identificar e também prever se os demais itens apresentariam problema e se já estavam próximos do seu final de vida.

 

A vida útil de um eixo pneumático depende muito da forma que o mesmo é utilizado e as exigências de carga e tensão. Empresas sérias, para fornecimento de novos eixos pneumáticos, são muito rigorosas ao informar dados da aplicação para que sejam submetidas a um cálculo avançado de engenharia para que a PRONATEC possa determinar  o modelo e a estrutura construtiva de cada eixo. Partindo do principio que cada eixo pneumático está dimensionado para determinada aplicação, a média de durabilidade da estrutura pode superar 10 anos de vida. Os componentes pneumáticos internos que fazem a função de inflar as garras para travamento dos tubetes possuem vida útil que varia de acordo com o modelo.

DSC_0033.JPG

Tratando a manutenção de forma preventiva, é muito importante o controle das incidências de manutenções para que sejam determinados os períodos para as devidas intervenções. Este período depende de alguns fatores como tratos operacionais, temperatura ambiente, incidências de ciclos como inflar e desinflar, pressão e umidade do ar, etc.... Determinando este período, que pode variam de uma empresa para outra,  o ideal é que os componentes pneumáticos sejam trocados em sua totalidade evitando recorrências indesejadas e garantindo o período de trabalho até a próxima intervenção.

 

É de suma importância, para eficiência das manutenções preventivas, trabalhar com peças de qualidade e de boa proveniência, que proporcionem alto rendimento e desempenho dos eixos pneumáticos, para garantir maior durabilidade e eficiência pelo período programado.

Para maiores informações de como a PRONATEC tem resolvido este tema, entre em contato com o Leandro pelo e-mail leandro@pronatec.com.br ou pelo telefone/ whatsapp  (11) 94871-6620

bottom of page